Manejo de Pombos


Retirada desses animais indesejados através de técnicas não letais. Em caso de problemas com pombos, chame a Astral!

Várias doenças são transmitidas por pombos, dentre elas a Criptococose, Ornitose e Histoplasmose. São doenças respiratórias causadas por fungos (no caso da Ornitose, por bactérias) encontradas nas fezes dos pombos e que são aspiradas pelos humanos.

Algumas Medidas preventivas

  • Nunca deixar acumular dejetos de pombos;
  • Somente limpar locais onde habitavam pombos, com solução desinfetante e após umedecimento dos dejetos;
  • Proteger o nariz e a boca com máscara facial específica, e utilizar luvas quando fizer limpeza e manejo;
  • Utilizar telagem dos locais infestados após a higienização, evitando portanto o acesso;
  • Proteger alimentos, vedando-os;

Lei sobre controle de pombos

Lei 9605/98 - Essa lei determina sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. O capítulo V fala sobre os crimes contra a fauna. Os pombos, apesar de serem pragas urbanas, são considerados da fauna silvestre e por isso se encaixam na proteção dessa lei.

Decreto 6514/08 - Esse decreto é responsável por estabelecer as sanções que um indivíduo possa receber ao contrariar a lei ambiental como multas e demais punições sobre o assunto.

Normativa IBAMA Nº 141 de 2006 - Essa normativa também regula o controle e manejo dos pombos a partir de normas para o controle de fauna sinantrópica nociva, da qual os pombos fazem parte. O controle de pombos é permitido, desde que ocorra de forma a não causar maus-tratos e eliminação do animal.



Forma de Remoção dos Pombos

O controle dos pombos deve ser feito por etapas. Primeiro é realizado uma inspeção para determinar a situação da proliferação e a presença dos animais, tanto os adultos quanto os filhotes e ovos.

Após uma inspeção, é realizado o procedimento de captura e retirada dos animais, sempre com cuidado para evitar acidentes e maus-tratos. De acordo com a lei, os animais capturados devem ser soltos em outro ambiente, longe de onde eles foram capturados para que não retornem.

Por fim é realizado um procedimento de proteção do ambiente. São colocadas telas e outros sistemas de proteção física para que os pombos não retornem para o local. Nesse ponto é preciso ser fechados aberturas na laje, aberturas no telhado e qualquer lugar que as aves possam entrar.

Peça um Orçamento

Atendimento On-Line
Seja bem vindo ao nosso atendimento On-Line. Aqui vamos tirar todas as suas dúvidas e já lhe passar um orçamento
Atendimento On-line
Fale com um especialista